Expansão Missionária

Apresentação

Cabe à Secretaria Executiva Regional de Expansão Missionária organizar e coordenar os projetos dos segmentos que a compõem.

Atualmente, ela é formada pelos seguintes ministérios regionais:

Intercessão, Voluntários em Missão, Missões e Evangelismo, Apoio à Família e Câmara de Expansão Missionária. São priorizadas as ações do Ministério Regional de Missões e Evangelismo e do Ministério Regional de Voluntários em Missões. A Secretaria tem investido no Congresso de Missões, cujo objetivo é reunir evangelistas, coordenadores dos ministérios de Missões e Evangelismo das igrejas locais e pastores dos campos missionários ligados à Metodista do Estado do Rio de Janeiro.

A Secretaria ainda tem se empenhado para garantir bons resultados por meio de visitas e suporte aos pastores dos campos missionários. Apesar das dificuldades enfrentadas, foram implementados projetos, visando fortalecer a presença metodista em cada município. Um exemplo disso foi a abertura de Igreja de Paraty. Com isso, a Igreja Metodista marca presença em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. O alvo é uma igreja em cada bairro e um discipulado em cada rua, todo esse esforço tendo em vista a meta de um milhão de discípulos.

São realizados diversos pequenos encontros com lideranças das Federações, com as Secretarias de Ação Social e Educação Cristã, Ministério Regional de Discipulado, Escola de Missões e pastores superintendentes distritais com o objetivo de desenvolver um planejamento mais integrado, com menos encontros e mais parcerias.

Embora as atividades não tenham sido realizadas como programadas, tem sido estabelecidas importantes parcerias.

Assim, 70% das atividades e projetos serão realizados em conjunto com as Federações, Secretaria Regional de Educação Cristã, Escola de Missões, IMAS, Ordem Diaconal, Ministério Regional de Comunicação e Núcleo de Capacitação de Leigos.

A Secretaria Regional de Missões ainda propôs, conforme registrado no Planejamento Estratégico, o treinamento e envio de pelo menos 100 missionários transculturais até 2020. 

 

Oferta missionária

Durante todas as campanhas da oferta missionária promovida pela Metodista no Estado do Rio de Janeiro, os alvos não só foram atingidos, como também ultrapassados. Todo o montante arrecadado são em projetos aos quais foram previamente destinados.

Há em pauta uma parceria da Primeira Região com a Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos para a abertura e manutenção de uma frente missionária em Caiena, na Guiana Francesa, além de outros projetos da Região, como o do Peru. Uma equipe formada por representantes da 1ªRE, da Escola de Missões e da Igreja Unida esteve na Guiana Francesa para avaliar as necessidades do trabalho missionário naquele lugar. O objetivo é estabelecer uma Igreja Metodista naquela nação.

 

Programações

  • Participação no II Seminário de Missões na Igreja de Palmeiras, em Cabo Frio.
  • Participação no VII Congresso Brasileiro de Missões em Águas de Lindóia (SP).
  • Culto de gratidão a Deus pela vida dos voluntários 
  • Envido de oferta para ajudar na construção da Igreja em Araçoiaba (Remne).

 

Principais viagens missionárias

  • Manaus – Barco-hospital missionário: Quatro viagens, com cerca de 80 voluntários. Foram realizados cerca de 1.500 atendimentos médicos e cerca de 1.200 procedimentos odontológicos.
  • Missão Integral no Nordeste: Apoio ao ministério Ide por Cristo. A ação foi liderada pelo evangelista Sebastião Castro em parceria com o Imform. Em duas viagens, cerca de 4 mil pessoas ouviram sobre o Plano de Salvação.
  • Apoios a trabalhos em Belém (PA), à Igreja na Bolívia e à missionária Norma Rinele.
Ministério Regional de Missões e Evangelismo

Atua dando apoio ao bispo presidente e ao Ministério Regional de Apoio Episcopal no desenvolvimento de uma consciência missionária, na identificação, recrutamento, seleção, preparo, envio, supervisão e suporte para missionários leigos, formados pela Escola de Missões, cooperar no estabelecimento de novas congregações, oferecendo consultoria, apoio e ajuda para fortalecer novas e pequenas congregações e/ou igrejas missionárias através dos distritos.

Ministério Regional de Intercessão

Ao Ministério Regional de Intercessão compete promover a intercessão pelos distritos da Região, capacitando pessoas para incentivar esta atividade nas igrejas locais.

Ministério Regional de Voluntários em Missão

Ao Ministério Regional de Voluntários em Missão compete desenvolver um programa de agenciamento de oportunidades a todas as pessoas, para participarem da obra missionária da Igreja Metodista, através de voluntariado.

O Voluntários em Missão age em conjunto com diversos projetos especiais distritais e/ou locais e dos projetos permanentes da Coordenação Regional de Expansão Missionária, tais como a Evangemed e o Projeto Missionário de Férias.

Ministério Regional de Apoio à Família

Ao Ministério Regional de Apoio à Família compete ajudar a desenvolver um programa de educação e evangelismo na área de família, centralizado nos casais, baseados no entendimento bíblico-teológico de que a família é a base da sociedade e da Igreja.

Câmara de Expansão Missionária

A Câmara Regional de Expansão Missionária - é composta pelos/as coordenadores/as de Pastorais e/ou Ministério da área.

Competência:

1) Avaliar os resultados obtidos dos projetos executados no biênio;

2) Avaliar matérias de interesse da área de Expansão Missionária da Região.

Campos Missionários Distritais da 1ª Região Eclesiástica e respectivos pastores/as http://1re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=3040 

Planejamento 2016 da Secretaria Executiva de Missões da I Região Eclesiástica (link: http://1re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=2984)

Relatório da Secretaria de Missões da Igreja Metodista da I Região Eclesiástica - http://1re.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=2982

Facebook: www.facebook.com/Igreja

Metodista - Secretaria Executiva de Expansão Missionária - I RE