Educação Cristã

A Educação Cristã da Missão na Igreja Metodista é um processo dinâmico para a transformação, libertação e capacitação da pessoa e da comunidade. Segundo a definição dos Cânones, “ela se dá na caminhada de fé e se desenvolve no confronto da realidade histórica com o Reino de Deus, num comprometimento com a Missão de Deus no mundo, sob a ação do Espírito Santo, que revela Jesus Cristo segundo as Escrituras”.

Os principais objetivos da Educação Cristã são: proporcionar formação cristã, preparar o cristão para viver no Espírito de Deus nas suas relações e os levar a se integrarem na prática missionária à luz do Evangelho e da realidade social.

Secretária Executiva Regional: Deise Marques

Escola Dominical

A Escola Dominical da Igreja Metodista é a agência responsável por reunir os membros da Igreja Local e as pessoas interessadas na mensagem cristã, em classes de estudo, de acordo com as faixas etárias ou por áreas de interesse. O objetivo é proporcionar uma experiência de contínuo crescimento no conhecimento do Evangelho e das doutrinas da Igreja Metodista, capacitando os participantes a exercerem a fé e a praticarem o testemunho cristão na sociedade. Todas as atividades da Escola Dominical têm como finalidade a educação cristã.

Coordenadora: Pra. Thaiana Assis (biênio 2016/2017)

Objetivos da Escola Dominical na 1aRE:

Promover o desenvolvimento e fortalecimento das escolas dominicais nas igrejas locais e fomentar a formação de pessoas que trabalham na Escola Dominical.

Projetos/Atividades: 

  • Coordenar a campanha regional de Escola Dominical
  • Dialogar e visitas às igrejas locais, bem como outros organismos afins no que diz respeito à ED Parcerias com o Departamento Regional de Trabalho com Crianças (DRTC), Federações dos Grupos Societários e demais segmentos da igreja
  • Cursos de formação para professores e coordenadores de Escola Dominical em nível distrital
  • Desenvolvimento e implantação de um espaço de formação continuada para pessoas que trabalham ou tenham interesse em trabalhar na Escola Dominical

Link relacionado Facebook: www.facebook.com/EscolaDominicalMetodista1RE

Contato:  WhatsApp: (21) 999 525 228, (21) 980 053 383

Não há artigos nesta categoria.

Trabalho com Crianças

O DRTC da Igreja Metodista (1ªRE) é formado pela Coordenação Regional e pela Equipe de Coordenadores Distritais do Trabalho com Crianças. Os principais objetivos são: buscar a unidade de ação nas igrejas metodistas locais, em consonância com os documentos da Igreja Metodista, orientando, apoiando, capacitando e promovendo atividades que contribuam para a formação das pessoas que se dedicam ao trabalho com os pequeninos e para a vivência dos valores do Reino de Deus pelas crianças.

Coordenadora: Lúcia Assis

Projetos:  

  • Capacitação anual de Coordenadores Distritais 
  • Dia Regional de Oração pela Criança
  • Conferência Regional
  • Encontro de Crianças
  • Capacitação de Lideranças Locais

Links relacionados:

Facebook: DRTC da Igreja Metodista da 1ª Região

Contatos:

E-mail: luciaaassis@gmail.com

tel: (21) 98771-3859

Núcleo de Capacitação

Apresentação

Com mais de 20 anos de trabalhos prestados à Região, o Núcleo de Capacitação surgiu de uma iniciativa do Concílio Regional com o objetivo de expandir a Educação Cristã e Teológica. Ao longo desse tempo, sua coordenação tem se preocupado em atender às solicitações e necessidades da Missão por meio de cursos e outras atividades especifícas. Inúmeras pessoas já passaram pelo Núcleo, tanto na sede, que agora funciona no ICP (antes era no Instituto Bennett), quanto nos espaços espalhados pela Regiao, em torno de 20, onde também os trabalhos são realizados. Para atender aos novos tempos, o Núcleo está em fase de reestruturação. A coordenação pretende, com essa iniciativa, expandir suas atividades por meio do fortalecimento dos Núcleos do Interior.

Coordenação Regional dos Núcleos de Capacitação Missionária

Instituto Central do Povo (IMAS-ICP)

Rua Rivadávia Correia 188 – Gamboa – Rio De Janeiro

Tel. 22051210

Coordenador – Diác. Livingstone dos Santos Silva

Equipe

Pr. Nelson Marriel

Diác. Marcelo Gonçalves

Diacª. Vera Cardoso dos Santos.

Atividades

Cursos

Federação Metodista de Mulheres

A Federação Metodista de Mulheres é um órgão da Igreja Metodista que tem por finalidade unir as Sociedades Metodistas de Mulheres da 1ª Região Eclesiástica cooperando, orientando e apoiando o seu trabalho na igreja local. O grupo tem como mote: “Viver para servir”.

A visão da federação é ter mulheres que busquem a santificação, sejam conscientes de seu chamado e da sua missão na família, na igreja, na sociedade e na obra missionária. Dessa forma a federação entende que a sua missão é capacitar mulheres para participar da ação de Deus no seu propósito de salvar o mundo e orientá-las no planejamento e desenvolvimento de atividades que promovam o cuidado integral da mulher.

Para o biênio 2016/2017 o tema é: “Mulheres marcadas por Deus produzem frutos de uma vida santificada”.

Mesa diretora biênio 2016/2017:

Presidente: Fátima Regina Carneiro Da Silva

Vice-Presidente: Sonia Teixeira Soares

Sec. Atas: Selma Maria Da Silva Fernandes

Sec. Correspondência: Judith De Souza Cordeiro

Tesoureira: Selma Maria Silva De Oliveira

Ass. Financeira: Marilda Macieira De Medeiros

Ag. Voz Missionária: Denize Ornelas Pereira

Ajudante Ag. Voz Missionaria: Evanir Silva Simões Dos Santos

Pastora Assessora: Giselma Souza Almeida Matos

 

Projetos:

  • Mais uma para Jesus
  • Quinta feira de Preto - Eu digo não à violência contra a mulher
  • Encontro Regional

Link relacionado:

Facebook: www.facebook.com/Federação das Sociedades Metodistas de Mulheres - 1ª Região Eclesiástica

Federação Metodista de Homens

A Federação das Sociedades Metodistas de Homens foi organizada oficialmente no Brasil em 1956. Desde então, tem se esforçado para promover atividades de capacitação missionária, evangelística e de comunhão. E que tem como mote: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

 

Mesa diretora biênio 2016/2017:

Presidente: Ezequiel Faleiro

Vice-presidente: Silvio Farias

Sec. de Atas: Marco Mariano

Sec. Correspondente: Jair Firmo

Tesoureiro: Paulo Matsuda

Assessor Financeiro: Rogério Silva

 

Projetos e atividades:

  • Discipulado
  • Missões e evangelismo
  • Recursos (material de estudo e divulgação)

Contato:

Site: www.homensmetodistasdorio.com

Facebook: www.facebook.com/femeho1re

Federação Metodista de Jovens

A Federação de Jovens é o ministério regional que tem a finalidade de desenvolver estratégias para o trabalho dos jovens metodistas em todo estado do Rio de Janeiro.

Mesa diretora biênio 2016/2017

Presidente: Luis Moura

Vice-presidente: Ida Brown

Secretária de Atas: Priscila Dantas

Secretário de Comunicação: Bruno Nogueira

Assessor Financeiro: Cristiano Silva

Projetos e atividades:

  • Voluntários em Missão
  • Projeto Estônia
  • Festa da Mocidade
  • Projeto Momento de Deus para Missões
  • Vigília regional de jovens

Contato:

Face: www.facebook.com/1re.juventudemetodista

E-mail: faleconosco@1re.juventudemetodista.org.br

Federação Metodista de Juvenis

A Federação de Juvenis é responsável por todas as Sociedades de Juvenis (adolescentes de 12 a 17 anos) Metodistas no Estado do Rio de Janeiro, organizando eventos missionários, de capacitação, de lazer, de comunhão entre outros.

Mesa diretora biênio 2016/2017

Presidente: Daniel Carvalho

Vice Presidente: Julie Anne

Secretária de Comunicação: Moara Abbayomi

Secretária de Atas: Juliana Thomaz

Assessor Financeiro: Phelipe Fernandes

Projetos e atividades:

  • JuMeMi
  • Juvenília Regional
  • Vigílias Regionais
  • Festa dos Juvenis
  • CaLiJu Regional

Contato:

Site: www.femeju1re.com.br

Instagran: jumemi2015

Face: www.facebook.com/femeju1re

Departamento Regional de Música e Arte

Apresentação

A música e as demais artes sempre foram grandes elementos de transformação nas relações entre Deus e a sua criação. As  Sagradas Escrituras retratam diversos momentos, especialmente no livro de Salmos, quando nos deparamos com uma infinidade de canções que testificam esse aspecto transformador e inspirador na caminhada do povo de Deus.

Pensando nesses pontos, consideramos de extrema relevância que a música e as artes, de um modo geral, tenham um espaço propício para reflexão, aprimoramento e serviço na Missão da Igreja. Por isso, o Departamento Regional de Música e Artes da Igreja Metodista não tem medido esforços para buscar formas de cooperação junto à igreja local.

Dentre os vários fatores que favorecem a identidade de uma prática religiosa, a liturgia, nas suas mais variadas formas de expressão, e dentre estas a música mais especificamente, constitui um forte elemento de manutenção das marcas que identificam essa prática religiosa. A História do Metodismo e sua trajetória através dos tempos comprovam tal constatação. Portanto, é fundamental que a Igreja Metodista hoje siga investindo tempo e recursos na busca da preservação da vocação missionária e sua identidade por meio dos diferentes segmentos da vida eclesiástica.

Atividades

O Departamento Nacional de Música e Arte da Igreja Metodista possui suas esferas regionais. Em cada uma delas, há um Departamento Regional com um/a coordenador/a que organiza diversos eventos, todos eles voltados para a música e a arte da Igreja Metodista, a saber:

I – Área de Formação

1 - Oferece seminários, laboratórios, oficinas e estudos a partir de temas específicos da área da liturgia e arte e sua prática na vida da igreja;

2 - Incentiva o investimento em pessoas com evidente potencial litúrgico-musical e artístico em geral;

3 – Oferece cursos de formação e aperfeiçoamento específicos na área de sonorização;

4 – Oferece curso de formação específica na área de Artes Cênicas;

5 – Implementa em nossas instituições de ensino cursos de Música, tais como: Piano, Licenciatura em Música, Licenciatura em Teatro,

Canto, Violão, Regência e Composição;

6 – Aproveitamento dos recursos materiais e humanos das igrejas locais, instituições educacionais, faculdade de teologia, centros

teológicos etc.

 

II - Área de Produção

1. Promove a produção de recursos litúrgicos e musicais;

2. Compilação da produção dos novos cânticos visando ao registro e catalogação como recursos litúrgicos para eventual publicação;

3. Criação de um acervo de partituras para coro, solo e instrumento;

4. Divulgação do material litúrgico-musical já produzido pelos diferentes segmentos da Igreja Metodista e outros;

5. Promove a produção de um CD anual contendo músicas genuinamente metodistas produzidas pelo nosso povo e ainda torna

viável a divulgação desse material para que a Região possa conhecer o talento e a cultura das demais;

6. Prepara obreiros/as para exercerem o ministério de música na Igreja Metodista em todos os níveis;

7. Organização de um Núcleo de Composição Musical em nível Regional para trabalhar diretamente em projetos de composições musicais próprias da Igreja Metodista na Primeira Região;

8. Criação de Centros de Produção Musical de nível e Regional, equipado com um Estúdio de Gravação, que será responsável por

toda produção, mixagem, edição, masterização e finalização de projetos musicais em níveis regionais.

III – Área de Documentação

1. Catalogação do acervo musical das igrejas da Região.

1.1. Partituras avulsas, coletâneas, cantatas, hinários, livros etc;

1.2. Instrumentos;

1.3. Musicistas: Instrumentistas, compositor e autor, regente, coro, conjunto, banda, quarteto etc.

 

IV – Área de Eventos

1 – Encontro Nacional e Regional de Música e Arte; Encontros de Coros, Conjuntos, Quartetos etc;

2 – Itinerância de músicos e grupos musicais;

3 – Estimular a criação de grupos setoriais e distritais;

4 – Realização de festivais.

 

ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

I - Grupo de Interesse Forma grupo com visão missionária para discussão, acompanhamento e realização dos projetos locais e regionais nesta área específica.

II – Questionário

Aplicação de um questionário regional visando ao mapeamento geral dos recursos materiais e humanos, das necessidades e do potencial das igrejas locais na área da música e liturgia.