Saúde é bênção, cuide dela!

Ser alguém saudável e gozar de saúde plena é uma bênção. Com saúde podemos desfrutar melhor a vida, podemos também trabalhar com mais vigor na obra de Deus. Por isso, é muito importante cuidar do corpo, e não somente da alma e do espírito.

Ao escrever ao Presbítero Gaio, João expressa o desejo de vê-lo bem em todas as coisas e inclui a questão da saúde. Entretanto, para ter uma boa saúde, é necessário se cuidar. Ter uma vida regrada e saudável na juventude proporciona um envelhecimento com qualidade de vida.

Há diversas campanhas promovidas pelos órgãos governamentais na área da saúde incentivando as pessoas a fazerem prevenções, dentre elas, o outubro rosa para as mulheres, para que façam exames de mama, e para os homens, o novembro azul, para que façam exames de próstata. A intenção é detectar o quanto antes o possível desenvolvimento de câncer para o devido tratamento.

Também encontramos incentivos para que a população em geral se mexa, que ande de bicicleta, que ande a pé, que corra, que pratique esporte de qualquer natureza. Só não pode ficar parado. Assim, diversas doenças poderão ser evitadas.

Exercícios físicos, boa alimentação e evitar vícios, como tabagismo e bebidas alcoólicas, aliados ao trabalho preventivo, possibilitam detectar enfermidades, facilitando o seu tratamento.

A saúde é importantíssima, mas ela sem Jesus, para a eternidade, não vale nada. Mas com Jesus, até mesmo quem estiver debilitado/a em sua saúde pode trabalhar pela causa do Evangelho. Há relatos na Palavra de Deus de pessoas que se envolveram na obra mesmo com sacrifício de sua saúde e do seu bem-estar (1Timóteo 5.23). Champlin, em seu comentário sobre o texto, diz que possivelmente o espinho na carne, que o Apóstolo Paulo faz menção em 2 Coríntios 12.7, tratava-se de uma enfermidade ou de uma debilidade física. Estar com Deus sendo a Ele obediente faz toda a diferença. Ainda que não tenhamos saúde perfeita, Deus pode nos levar a alcançar vidas para o Seu Reino.

Algumas atitudes que devem ser cultivadas em nosso dia a dia para que a saúde seja perfeita:

  • Respirar muito ar puro – o ar puro melhora aoxigenação do sangue e nos permite que descansemos bem. Ar puro é tudo de bom!
  • Andar à luz do Sol – um banho de sol de 30 minutos diário ajuda o corpo a criar sua própria vitamina D. Ela ajuda o sangue a produzir cálcio e fósforo, que fortalecem e reparam a massa óssea.
  • Fazer exercício físico –
  1. a) ajuda a normalizar a pressão sanguínea;
  2. b) o exercício, em caso de tensão física e emocional, é a melhor opção para cura, para aliviar preocupações e estresses;
  3. c) ele energiza e oxigena o cérebro e as células nervosas;
  4. d) o corpo se mantém saudável pela realização de exercícios apropriados e faz a mente ficar mais criativa e eficiente;
  5. e) ele dá mais energia ao corpo, evita a fadiga física e a emocional;
  6. f) proporciona bem-estar.
  • Beber muita água, pois o corpo necessita de dois litros de água, em média, por dia para efetuar todas as suas funções, como a circulação sanguínea, o transporte de nutrientes e a digestão.
  • Alimentar-se bem e de forma correta. Preferir alimentos menos gordurosos e comer muitas frutas e verduras evitam uma porção de doenças.
  • Por fim, evitar hábitos que possam prejudicar sua saúde, como a ingestão de bebidas alcoólicas (metodistas não bebem), o tabagismo e drogas de forma geral.
  • Visite o médico regularmente e faça toda a prevenção possível. Ter saúde é uma bênção, por isso cuide bem da sua. A vida é um dom precioso que Deus nos deu e Ele quer que tenhamos saúde.

As coisas que tratamos aqui são velhas conhecidas, porém não são levadas a sério por muitos irmãos e irmãs. Nosso desejo é que você tenha saúde perfeita, que viva bem ao lado dos/as seus/as familiares queridos/as e que vá bem em todas as coisas.

Que Deus esteja com você e lhe dê muita paz e saúde, mas cuide dela!

 

Bispo José Carlos Peres
Presidente da 3a Região Eclesiástica